Para começo de conversa .... o que é Fanfictions?



Yooo a todos bom para poderem ler fic's é bom saber do que se trata assim quem sabe estimula a leitura e a escrever historias também.


Fanfic é a abreviatura de “fanfiction”. Fanfics são histórias criadas por fãs, que utilizam seus personagens favoritos, combinando editoras, universos e mídias. Não é raro nessas histórias encontrar o Batman (DC Comics) enfrentando o Capitão América (Marvel Comics). Personagens de filmes também aparecem pelas histórias, sendo muito comum sites com centenas de versões de Harry Potter e dos personagens de “O Senhor dos Anéis”. Qualquer série, personagem, filme, anime, etc pode ser encontrado na forma de fanfic, basta que um fã resolva mostrar seus personagens em versões ou aventuras próprias. Falando por mim mesmo, acho que escrever fanfics é a melhor maneira para o escritor iniciante desenvolver seu texto, pois geralmente os personagens já têm suas características bem definidas, o cenário já está consolidado na mente do leitor, então, o escritor se torna praticamente um “diretor”, posicionando as peças e criando um roteiro que não descaracterize aqueles personagens.


Existem vários tipos de Fanfiction:

Doujinshi:
 Fanficção japonesa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá.


Mary Sue: Alguns tipos de fanficções são chamadas pelo estilo Mary Sue, um formato mais "açucarado" em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa.


CrossOver: Fanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes. Ex.: Pokémon/Digimon, Harry Potter/Star Wars.


Darkfic: Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".


Deathfic: Onde pelo menos um personagem principal morre.
Drabble: É uma fanfic que contém 100 palavras, porém, algumas pessoas consideram Drabble, qualquer história com menos de 1000 palavras.

Double Drabble: É uma fanfic com no máximo 200 palavras.


Slash: Fanfic cujo tema principal concentra-se na relação geralmente amorosa entre dois homens.


Femslash: Fanfic com relacionamento homossexual feminino.


Fanon: Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.


Lemon: Fanfic com cenas de sexo explicito entre homens.


Lime: História com cenas de sexo implícitas, tanto entre casais hétero, quanto homossexuais.


OC: "Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.


OOC:"Out of Character". Quando o personagem age de forma diferente do habitual.


Orange: Fanfic com cenas de sexo explicito entre mulheres.


PWP: "Plot? What plot?" Significa: Enredo? Que enredo? : Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo.


Saga: são fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.



E por ai vai, existem muito mais..



  O que quer dizer ...
Ficwritter: Escritor de Fanfic.


   Interessou-se? aqui vai dicas para quem quer começar ou já começou.

1) Conheça:
Procure conhecer ao máximo a obra que você escolheu para escrever sua fanfic.
Quem não procura conhecer bem a história e os personagens da obra que estrelarão em sua fanfic,corre o sério risco de deixar o texto pobre e, consequentemente,caído no esquecimento dos leitores.No caso dos animes,procure assistir aos episódios com atenção, procurando ver os pontos fortes dos personagens como suas qualidades e defeitos e todos os pormenores do ambiente em que a trama se passa.Se a animação não for suficiente,veja os mangás.Na maioria das vezes ,as diferenças entre o anime e o mangá podem ser bem utilizadas em um fanfiction.

2) Sem Preguiça! P-E-S-Q-U-I-S-E.
Não focalize apenas o anime na fanfiction. A palavra de ordem é pesquisar.
 Um detalhe muito importante,mas que poucos dão o devido valor, são as pesquisas realizadas antes - ou durante - o desenvolvimento da fic.
 Se você pretende escrever uma aventura sobre os animes de Samurais,por exemplo, é imprescindível ter o minimo conhecimento da história do Japão feudal,onde esses guerreiros tiveram papeis-chave na vida politica nipônica.Acrescentar  informações e curiosidades dará um bom embasamento teórico e,com certeza,fará toda a diferença em seu fanfic.

3) Com vocês, seu novo melhor amigo: O  Português
Ter boas ideias é ótimo,mas dominar a língua portuguesa é excelente.
 Quer saber quando um leitor passa longe de um fanfic?Ao escrever com um português intragável!Parece até inacreditável,mas fic's escritas em "internetês" (vc,tb,hj..) ou em "miguxês"(kEn IsCrevl aXiM) são mais fáceis de serem encontrados do que talvez se possa imaginar.Por isso preserve o português e escreva o mais corretamente possível.

4)Fuja dos clichês e procure ser autêntico.
 É fácil identificar um clichê.
Basta ler umas três fic's e se em todas aparecer uma determinada ideia ou ação,não tenha dúvidas: você acabou de identificar um.
 Não pretendo dizer que os clichês são necessariamente ruins - se fosse o contrario,Saint Seya, jamais teria feito sucesso - ,mas tente não se prender a ideia batidas e procure sempre inovar.Alias,não tenha medo de inovar!Se você pensou em algo novo,use-o dentro de sua fic.
 Mesmo que demore a "decolar" nos sites,com certeza, você conseguiu uma quantia significativa de pessoas que tem sua forma de pensar e ver a obra original.E isso é gratificante.   



5) Ultimo IngredienteBeta-Reader
 E por ultimo...Peça sempre o auxilio de um beta- reader.
 Um beta-reader é mais do que um leitor de teste.Ele serve como um termômetro para avaliar se seu roteiro será bem ou mal recebido pelo publico,além de corrigir erros gramaticais que muitas vezes passam batidos, e poder sugerir ou criticar determinados trechos do fanfic. 




Se quer conhecer o mundo das fanfics, comece pelo  fanfiction.Mais algumas fanfics podem ser encontradas no Cultura Pop,AnimeSpriti e Nyah Fanfics

         By.:Yuki 
© STM - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: J - (créditos também a:, ,,,).
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo